Sobre este blog

quarta-feira, 3 de maio de 2017

Moda com propósito

André Carvalhau, ex-diretor de marketing e conteúdo da Farm e co-criador da MALHA, plataforma coworker para criação e produção moda sustentável, lança seu segundo livro esta semana em Brasília.  Depois de "A Moda Imita a Vida - como construir uma marca de moda", publicado em 2014, ele volta às prateleiras com "Moda com Propósito - manifesto pela grande virada", que vai autografar será no sábado, 6 de maio, a partir das 18h, na Loja Pop up da Verde Manga do Pier 21. 
Na nova obra, o autor chama atenção para a urgência de valores como sustentabilidade, comércio justo e consciência social, alguns de seus temas constantes. Profundo conhecedor do mercado, André tornou-se um dos grande nomes da moda brasileira, especialmente no Rio de Janeiro, onde atuou no marketing da Farm e na Foxton mas esses anos de experiência o direcionaram a uma moda mais responsável, sem desperdícios.

Ele acredita em um processo de transformação da moda, que a torne mais colaborativa e com menos desperdício. Fruto dessa nova consciência foi o projeto MALHA  que idealizou com Herman Kessler - fundador do Templo, primeiro coworking criativo do Rio.
Containers abrigam profissionais ligados à moda voltados para colaboração e sustentabilidade
A MALHA  instalada em um galpão gigante em São Cristóvão, tradicional bairro da industria têxtil carioca, é um espaço para, da maneira mais sustentável possível, inspirar, aprender, criar, experimentar, produzir, comunicar e comercializar. A área foi projetada para esse fim, onde 40 marcas, comprometidas com a sustentabilidade, podem usufruir de espaço para produção, divulgação da marca, com estúdio fotográfico, showroom, laboratório para novas tecnologias e co-sewing (co-fábrica), que permite o compartilhamento de uma unidade fabril por meio de agendamento.

No novo livro André Carvalhal reflete sobre esses momentos e deixa bem clara a configuração dessa nova era. No primeiro capítulo, que intitulou “O fim da moda”, afirma que é preciso ressignificar o mercado fashion; no último, que chamou de “Início”, alerta que, para criar um novo mundo e repensar o mercado é necessário aceitar a liberdade, deixando para trás o que nos prende. 

Fotos:
André Carvalhal - arquivo pessoal
MALHA - Ilana Bessler

Lançamento do livro “Moda com Propósito – Manifesto pela Grande Virada”
Local: Shopping Pier 21 (pop up store Verde Manga)
Dia 6 de maio (sábado), a partir das 18h