Sobre este blog

terça-feira, 4 de setembro de 2012

Momento Itália-Brasil encerra com jantar de gala em São Paulo


A jornada que uniu as culturas italiana e brasileira desde outubro do ano passado, com mais de 400 eventos em todos os estados, acaba esta noite com um jantar promovido pela Embaixada da Itália e o Governo de São Paulo no Palácio dos Bandeirantes. 


Caravaggio e seus seguidores e a mostra Roma dos Imperadores (no alto); e os prédios do Centro do Rio como tela para a extravagância visual de Valerio Festi foram pontos altos da temporada que recebeu exposições de Modigliani e De Chirico e também eventos inusitados como a balsa que levou o cinema italiano a povoados da Amazônia. 
  
O artista italiano Valerio Festi, que criou o espetáculo de abertura no Rio de Janeiro, com projeções sobre as fachadas dos edifícios históricos e objetos flutuantes, foi convidado para apresentar, na noite de hoje, um caleidoscópio dos eventos realizados nos últimos nove meses, tendo como tema elementos do Renascimento pela criatividade. A criação que Festi chama de “Capriccio Italiano” vai fazer referência a uma programação que incluiu música, arte e cultura, cinema, teatro, enogastronomia, economia e negócios, festas e feiras, arquitetura e design, ciência e tecnologia, moda e esporte.

Para o embaixador Gherardo La Francesca o jantar representa um "profundo agradecimento a todos aqueles, pessoas e instituições, em grande parte brasileiras, que nos ajudaram a construir o MIB".